Primeiro, justificando a ausência de posts novos durante tanto tempo: Muitas pessoas importantes estiveram ausentes  da minha vida desde o último post. Isso dificulta todo o processo de pesquisa, escrita e inspiração. Agradeço pela volta da maioria delas à minha vida diariamente.
Agora vamos ao que interessa. Você está em algum lugar que não seja a sua máquina, sem o photoshop e precisa de uma ferramenta eficiente, que trabalhe com camadas, filtros, transformação livre e ferramentas variadas para desenhar e pintar. O que você faz? Você acessa o Sumo Paint!



Eu já falei aqui sobre a ferramenta bem intencionada e eficiente ao que se propõe: o Photoshop Express da Adobe. Mas nenhuma ferramenta online se propõe a utilizar o RIA para tratamento de imagens de modo tão eficiente quanto o Sumo Paint.
O cara trabalha camadas, vários tipos de pincéis, filtros (3D, sharpen, blur…), ajustes de imagens, a área de trabalho é bem semelhante ao aplicativo desktop e muito intuitiva… parece que você está realmente usando o Photoshop numa versão mais antiga. A ferramenta é leve e, na minha opinião traz recursos que a Adobe bem que poderia disponibilizar na sua versão express.
Você pode experimentar a ferramenta como convidado e postar na galeria com um cadastro de usuário simples.
Vale a pena testar.