Já se perguntou como são feitos aqueles chocolates perfeitos de propaganda, que deixam a gente com água na boca?

É hora de aprender. Muita gente me pergunta como faço pra criar esse tipo de coisa e esta é uma boa maneira de demonstrar como usar os filtros (:

Passo 1:

Crie uma nova imagem (File > New), de preferência, quadrada (é mais fácil de conseguir um resultado legal). No meu caso, estou usando uma imagem 600 x 600 pixels, mas você pode adequar à sua necessidade.

Passo 2:

Certifique-se de que as cores de primeiro plano e plano de fundo estão no padrão (preto e branco, respectivamente). Pode ser uma outra cor? Pode. Mas assim fica mais fácil de conseguir o tom de chocolate desejado depois.

Passo 3:

Vá até o Menu Filter > Render > Clouds e clique em OK. Eu sei que o resultado não parece nada com chocolate, mas vá por mim, logo a gente chega lá.

Passo 4:

Vá novamente até o menu Filter, mas dessa vez siga Filter > Distort > Twirl.

Na caixa de diálogo você vai ajustar a propriedade Angle, de acordo com sua preferência e tamanho da imagem. Para esse caso, eu usei 600 º, mas talvez seja uma boa oportunidade de experimentar você mesmo o que fica melhor. Depois é só dar “Ok”.

Sua imagem já deve estar lembrando, pelo menos de longe, o chocolate.

Passo 5:

Hora de dar aquele brilho ao seu chocolate. Mais uma vez usando o menu Filter. Siga Filter > Artistic > Plastic Wrap.

Na Filter galery você já vai visualizar a mudança.

Ajuste os sliders que aparecem na lateral direita da caixa (Highlight Strenght, Detail e Smoothness) de acordo com sua preferência (não exagere!) ou use os mesmos valores que eu: 15, 9 e 7, respectivamente.

Passo 6:

Hora de deixar o chocolate com cor de chocolate. Vá até o menu Image > Adjustments > Hue/Saturation…

Na caixa de diálogo que abrir, marque a opção Colorize. A barra “Hue” dá o matiz de marrom, a cor propriamente dita. A barra “Saturation” vai deixar a cor mais viva ou mais amena e “Lightness” mais clara ou mais escura. Sugiro que, se você não tem o hábito de usar esta caixa, utilize os mesmos valores da imagem abaixo (29, 33 e -18, respectivamente) e clique  em Ok.

Sua imagem deve estar como esta abaixo. Isto é, com cor de achocolatado. Mas não esquente. Nós vamos chegar na cor de chocolate perfeita.

Passo 7:

Para melhorar a cor, vamos usar o recurso de Variações. No menu Image, encontre Image > Adjustments > Variations.

Na caixa de diálogo que vai ser aberta é possível escolher variações da mesma imagem com alterações na intensidade de cores (More Green, More Yellow…) e também na iluminação (Lighter e Darker). Clicando nas imagens você pode chegar à cor desejada. Para atingir a cor que eu queria, cliquei Darker 1 vez, More Red uma vez e Darker novamente, nesta sequência. Em seguida Ok.

Está pronto o seu chocolate!

E aí, gostou do resultado?